3 dicas para aproveitar todo o potencial do período pós-evento
Nenhum evento, quer seja um evento online, um evento presencial ou um evento híbrido, tem de acabar quando a agenda termina.
É muito importante que consiga manter a ligação com a sua audiência, se possível, até ao seu próximo evento se ele vier a acontecer.
E o período pós-evento, tem um grande potencial que pode, e deve ser explorado, mas o que fazer após o término do seu evento?
Neste artigo, eu gostaria de partilhar consigo 3 dicas que o vão ajudar a tirar mais partido desse momento:
1. Partilhe os resultados do evento
Toda a informação recolhida no decorrer do evento, é passível de gerar muito conteúdo de valor no período pós-evento, nomeadamente:
- Os resultados alcançados
- O número de participantes
- O total de horas das palestras
- Conclusões práticas de workshops realizadas
- Infogramas de interacção por parte da audiência, como o total de questões colocadas e avaliações aos oradores e ao evento por exemplo
É um conjunto de informações que pode partilhar com todos os que assistiram ao evento em directo, mas igualmente, com quem se increveu e não teve a oportunidade de assistir.
E a primeira pergunta que deverá estar a colocar é: "Mas porquê partilhar essa informação com quem não assistiu?" e a resposta é muito simples, porque o não assistir, não quer dizer que não tinha interesse.
Poderão existir inúmeros motivos para isso ter acontecido, e a única forma que terá de descobrir, é perguntar directamente, mas excluir à partida alguém da sua audiência sem primeiro saber o motivo, poderá não ser a melhor estratégia para aumentar a comunidade em redor da sua marca.
2. Partilhe a opinião dos participantes
Se recolheu a opinião da audiência durante o evento com uma aplicação desenhada para o efeito, como é o caso da nossa solução izigo Conference por exemplo, partilhe esses resultados com os participantes, isso irá demonstrar a importância que dá à opinião de quem assistiu ao seu evento.
Essa informação poderá ser complementada com uma recolha feita aos restantes intervenientes, como por exemplo aos oradores, aos patrocinadores ou expositores se for o caso disso.
Isso irá demonstrar não só a sua preocupação pela opinião de quem mais importa - todos aqueles que tornaram o seu evento possível - como uma transparência total em partilhar tudo aquilo que correu bem, e nos pontos a melhorar, caso eles existam, de que forma pretende corrigí-los no próximo evento.
3. Crie novos conteúdos
No decorrer de um evento, muita informação é gerada proveniente de vários momentos, e que pode ser utilizada para criar novos conteúdos para a sua marca.
Conteúdos esses que podem ser por exemplo questões que tenham sido colocadas aos oradores relativamente aos temas debatidos, ou insights que surgiram resultantes das apresentações.
São inúmeros conteúdos passíveis de serem materializados e partilhados no período pós-evento.
Aqui, mais uma vez, disponibilizar aos participantes uma ferramenta que facilite a interacção com os oradores para a colocação de perguntas por exemplo, é uma grande mais valia, porque muitas vezes, o volume de questões recolhidas é tão grande, que nem todas conseguem ser respondidas no dia do evento.
Isso cria mais uma oportunidade para criar novos conteúdos, convidando todos os oradores a responderem às perguntas que ficaram sem resposta no dia do evento, e partilhar as respostas com a sua audiência no período já pós-evento.
Não desperdice as oportunidades que podem surgir no seu pós-evento. Use a criatividade, ouça a sua audiência e os colaboradores, e certamente irá obter óptimos resultados.
Se realizar eventos com alguma regularidade, isto será uma excelente oportunidade para manter a sua audiência activa, conectada com a sua marca, até ao momento do seu próximo evento.
Se estiver a pensar em organizar um evento online, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então visite a nossa página em izigo.pt/eventos-online