5 experiências diferenciadoras para os participantes num evento online
Com o tão esperado regresso a uma nova normalidade, os eventos online, que tiveram um crescimento exponencial nos últimos tempos, continuam a ter uma relevância muito grande mas o elemento diferenciador torna-se ainda mais relevante.
Perante o regresso dos eventos presenciais, temos de ser capazes de criar novas experiências online se nos quisermos manter relevantes no nosso sector de actividade, porque só assim será possível alcançar o sucesso.
Se não nos conseguirmos diferenciar, não iremos atrair novos públicos aos nossos eventos, correndo o risco de sermos apenas mais um numa imensidão de outros eventos a acontecerem.
Mas existem diversas formas de criar elementos diferenciadores, e neste artigo, gostaria de partilhar consigo 5 experiências diferenciadoras:
1. Convidado surpresa
O factor surpresa gera sempre um estado de bem-estar em qualquer evento, ajuda a manter um clima positivo entre os participantes, deixando-os entretidos de várias formas.
Pode por exemplo ter um convidado surpresa que só é revelado no dia do evento, embora a divulgação da sua participação tenha sido feita de forma a revelar o suficiente para levar as pessoas a marcarem a sua presença – pode ser um influenciador, um artista ou especialista no seu sector de actividade.
2. Faça um sorteio
Todos adoram a possibilidade de ganhar um prémio ao participarem num sorteio, isso faz com que se sintam ainda mais envolvidos em toda a experiência e ajuda a criar um momento de descontração mesmo online.
Os prémios podem ser digitais tais como um eBook ou uma subscrição online de um serviço por exemplo, gerando excelentes oportunidades para associar o seu evento a marcas de prestígio.
3. Desafie os participantes com um quiz
Não são só os sorteios que permitem envolver a audiência de uma forma activa, os quizzes são igualmente uma excelente oportunidade de criar interactividade entre o tema do seu evento e os participantes.
Pode por exemplo criar um quiz envolto em vários aspectos que obrigam aos participantes a estarem atentos desde o primeiro instante, lançando esse desafio logo na abertura do evento – "hoje vamos ter um desafio onde iremos testar a sua memória fotográfica, pelo que estejam muito atentos a todos os pormenores que iremos ter até lá".
4. Crie um espaço virtual "Instagramável"
Temos visto em muitos eventos online, várias formas de ocultar todo o cenário que está por detrás de nós com uma imagem ou até uma animação gráfica.
E porque não criar um filtro especial para o seu evento e convidar as pessoas partilhá-lo nas suas redes sociais?
Muitos adoram fazê-lo e isso só irá trazer ainda mais visibilidade ao seu evento, não esquecendo claro, de criar uma #hastag que lhe permita acompanhar todas essas partilhas.
5. Surpreenda com o tema para o seu evento
Muitas vezes tomamos a decisão de assistir ou não a um evento simplesmente pelo tema que apresenta, mas porque não surpreender a sua audiência com uma temática completamente diferente?
Escolher um tema relacionado com um filme ou um desporto por exemplo, iria definitivamente criar um elemento diferenciador. Neste caso, a escolha das sessões podiam ser os títulos de filmes famosos, ou um ambiente virtual com a um actor ou atriz famosa.
Captar e reter a atenção dos participantes nos eventos online, é um novo desafio que todos os organizadores de eventos têm nesta nova realidade, mas é fundamental introduzir elementos que consigam garantir uma experiência diferenciadora, caso contrário, corremos o risco de não conseguir a tão desejada audiência participativa, entusiástica e embaixadora do seu evento nas suas redes sociais.
Tenho assistido a muitos eventos online e vejo que ainda há um longo caminho a percorrer, mas numa nova realidade, isso também significa que existem novas oportunidades que se muito bem exploradas, rapidamente poderão tornar os seus organizadores como referências nos seus respectivos sectores de actividade.
E agora que muitos estão a voltar aos seus escritórios, torna-se ainda mais relevante disponibilizar a gravação da transmissão para poderem rever num momento posterior e mais oportuno.
Se estiver a pensar em organizar um evento online, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então visite a nossa página em izigo.pt/eventos-online