A importância do CRM como forma de reforçar a relação com os clientes
Uma estratégia de gestão de CRM bem estruturada poderá trazer grandes benefícios para qualquer negócio a nível económico e financeiro. O marketing centra-se no cliente, mas os clientes são diferentes!
Mais do que uma estratégia centrada nos clientes é importante ter uma estratégia centrada em cada um dos seus clientes. É necessário conhecer o perfil dos seus clientes, o que precisam, onde se enquadram, quais os seus temas de interesse. Este estudo profundo marcará a diferença na proatividade do seu negócio, podendo antecipar os desejos dos seus clientes, personalizar a sua comunicação e responder de forma correta e concreta às suas necessidades.
Mais informação, mais qualidade, melhor relação!
Um sistema de CRM facilita o entendimento do customer journey, desempenhando um papel central em qualquer estratégia de marketing. Os dados recolhidos por parte da empresa são informação de alto valor na abordagem ao cliente e na definição de um plano a seguir.
A implementação de um sistema de CRM tem inúmeras vantagens, como sejam:
- Obtenção de perfis: nada é mais útil do que sabermos quem são os clientes. Os perfis permitem recolher dados sobre género, idade, geografia e, ainda, gostos, necessidades e desejos.
- Qualidade dos Contactos: A aquisição de contactos (por exemplo, o email) do seu cliente pode trazer-lhe novos eixos de comunicação (neste caso, o email marketing) abrindo portas a mais divulgação e a uma relação mais próxima.
- Aumento da Taxa de fidelização: Clientes mais satisfeitos são clientes mais duradouros. A personalização é um dos factores que mais contribui para a fidelização dos clientes e os sistemas de CRM permitem um foco da comunicação direcionado para o perfil de cliente.
- Vantagem competitiva: Se oferecer um serviço direcionado especificamente para o seu cliente e lhe providenciar com todas as informações e campanhas/promoções que o mesmo procura, certamente que este irá dar menos atenção à concorrência e valorizar a sua oferta.
- Acompanhamento do mercado: Uma análise pontual ao perfil dos consumidores irá trazer dados imprescindíveis na definição de uma estratégia adequada que visa o desenvolvimento da empresa na direção da satisfação do cliente.
A utilização deste tipo de serviço é uma mais valia e é possível integrá-lo no seu site de forma simples.
Para aprofundar os seus conhecimentos, leia os nossos artigos específicos sobre CRM e conheça a nossa solução.