5 dicas para o retalho realizar eventos online de sucesso
As empresas que actuam no sector do retalho, são sem dúvida uma peça fundamental na nossa economia, e tal como outros sectores, foi seriamente afectada pela pandemia.
Tornou-se evidente que existe uma grande necessidade em descobrir novos caminhos, e a realização de eventos online podem definitivamente ser uma ajuda preciosa.
Neste artigo, eu gostaria de partilhar 5 dicas para ajudar todos os empresários que actuam no sector do retalho, a realizarem eventos online de sucesso.
1. Focar as atenções na relação com o cliente
Todos sabemos que o bem mais precioso de qualquer empresa são os seus clientes, pelo que é fundamental focar todas as atenções na nossa relação com ele.
E isso passa por saber, com o máximo de clareza possível, quais são as suas dores e os seus desafios, para dessa forma, poder direccionar o evento na solução dessas mesmas dores.
2. Preparar a equipa interna
Um dos principais desafios de uma empresa do retalho ao nível da comunicação, é conseguir ter uma mensagem única, coerente, e alinhada com os seus valores e cultura.
Embora isso possa parecer muito simples, é um processo que exige um alinhamento interno muito bem definido entre todos os membros da equipa.
Esse alinhamento é fundamental para garantir que nem o cliente, nem a equipa sejam apanhados de surpresa.
3. Envolver os parceiros e fornecedores
As empresas que actuam no sector do retalho, têm uma dependência muito grande de um conjunto de outras empresas para conseguirem garantir toda a sua actividade.
Isso inclui todo um conjunto de parceiros e fornecedores, sendo por isso fundamental envolvê-los em toda a criação do evento desde o primeiro instante, por forma a recolher opiniões e sugestões que o podem tornar único e diferenciador.
4. Participar em outros eventos online
Quando não temos uma noção muito clara de como fazer alguma coisa, a melhor forma de descobri-lo, é sempre espreitar o que os outros andam a fazer, e nos eventos online não é excepção.
Participar em outros eventos online vai não só ajudar a ter uma noção prática de como tudo acontece, ampliando assim a percepção de como organizar um bom evento online, assim como ajudar a aumentar a sua rede de contactos.
5. Recorrer ao apoio de especialistas na criação de eventos online
Criar um evento online, requer alguns conhecimentos e experiência que nem sempre estão disponíveis internamente, sendo muitas vezes necessário recorrer a um parceiro com esse know-how.
Requerem um conjunto de skills que podem não ser estratégicas, mas empresas como a izigo podem ajudar a dar todo esse apoio na criação e organização de um evento online.
Ao longo do tempo, cada empresa vai descobrir o seu próprio formato de evento online, aquele que melhor se adapta e responde às necessidades da sua audiência.
Mas o mais importante, é não ficar para trás nesse novo desafio, porque a concorrência, poderá já estar a fazê-lo.
E para quem já começou, é fundamental continuar e nunca deixar de ir aperfeiçoando os seus eventos online.