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5 estratégias imperdíveis para o seu evento online

Com esta nova realidade que veio para ficar, a tendência para o número de eventos online realizados, aumenta a cada dia que passa.

Torna-se por isso, cada vez mais relevante, fazer um bom planeamento do seu evento online, com uma checklist de todas as tarefas a realizar, assentando sempre numa estratégia com um objectivo muito claro.

Além de elevar a qualidade do evento, isso irá permitir destacar-se da sua concorrência, e neste artigo, fiz uma selecção de 5 estratégias que considero serem os pilares de um evento online de sucesso.

1. Planeie muito bem o seu evento

Na base do sucesso, está sempre a organização e a qualidade na execução dessa organização, e nos eventos online, isso não é excepção.

É por isso fundamental garantir que:

  • Estabeleça um objectivo muito claro
  • Planeia muito bem todo o conteúdo
  • Escolha as ferramentas ideias para o formato do seu evento – neste artigo sobre plataformas eu explico como escolher a plataforma certa, de acordo com o formato de cada evento
  • Elabore uma programação rica em conteúdos e equilibrada nos tempos e nas pausas – o participante online é muito mais impaciente do que o participante de um evento presencial
  • Faça testes, testes e mais testes, as falhas online são muito menos toleradas do que no presencial - ao mínimo imprevisto, pode ser motivo suficiente para o participante “fechar a janela”, ou seja, abandonar o evento
  • Escolha os oradores com o perfil certo para o objectivo que deseja alcançar – o orador de um evento online, tem de ser capaz de captar a atenção dos participantes que estão basicamente sentados à frente do computador, à espera que a “acção” aconteça, e se esse orador não for capaz de lhe captar a atenção, o sucesso do seu evento ficará mais longe

2. Crie conteúdo relevante e diferenciado

Numa imensidão de eventos online que vão ocorrendo nesta altura, é fundamental que consiga destacar o seu evento no meio dessa multidão, e a criação de conteúdo relevante para a sua audiência, é determinante.

São esses conteúdos que vão ajudar a sua audiência a escolher o seu evento, em detrimento de outro, porque como diz a célebre frase – “quem não aparece, esquece” - e isso também que vai fazer com que a sua audiência se lembre de si no momento de considerar a participação.

3. Divulgue o seu evento

Com a diminuição drástica do alcance orgânico das publicações nas redes sociais, ou seja, o número de pessoas a quem são apresentadas essas publicações de forma gratuita, a publicidade paga tornou-se um elemento obrigatório na comunicação.

Dito de outra forma, é preciso investir em publicidade se quisermos ser “vistos” e encontrados nas principais redes sociais tais como o Facebook, Instagram, Google e através de uma página dedicada exclusivamente ao evento.

Mas não se esqueça que isso tem de ser feito com alguma criatividade para se conseguir diferenciar no meio de tantos “impulsos” que as pessoas já recebem actualmente.

4. Surpreenda a sua audiência

Dizer que um evento online correu bem ou até muito bem, não é necessariamente o mesmo do que dizer que decorreu sem problemas técnicos ou interrupções, porque online, existe uma grande diferença.

Quem vai decidir se o seu evento foi um sucesso, não vão ser os organizadores, mas sim, os participantes, é por isso fundamental que consiga criar o efeito “WoooW”!

E o que é o efeito “WoooW”?

Funciona um pouco como o conceito de cliente muito satisfeito, ou seja, é alguém que irá influenciar positivamente todas as pessoas que o rodeiam, inclusive nas suas redes sociais, com aquilo que foi a experiência de participar no seu evento.

E como é que pode criar esse efeito?

  • Criando os chamados "Magic Moments", ou seja, momentos únicos que o participante nunca tenha vivido ou sentido em mais nenhum evento
  • Com um prémio surpresa, de preferência entregue apenas no final, isso irá garantir a sua presença até o seu evento acabar
  • Se conhecer muito bem a sua audiência, saberá com certeza qual o orador que mais a poderá surpreender, mas não necessita de o divulgar na sua comunicação, criando assim um elemento surpresa no dia do evento
  • Com uma oferta exclusiva e válida apenas no dia do evento, como por exemplo, um eBook, um Workshop, um desconto num curso online ou uma sessão gratuita do serviço que presta
  • Um quiz é sempre uma óptima forma de criar mais envolvimento junto da sua audiência - com a escolha de um tema muito específico e que seja do interesse da sua audiência e um prêmio no final, tem os ingredientes perfeitos para captar a atenção dos participantes do princípio até ao fim

5. Muita atenção ao período pós-evento

O seu evento online não tem de acabar quando a agenda termina, é nesse preciso momento que começa uma nova fase não menos importante da vida do seu evento, o período pós-evento.

Todos os conteúdos que foram criados, tais como a gravação das sessões, perguntas feitas pelos participantes e respondidas pelos oradores, questionários e inquéritos, são fundamentais para manter o evento “vivo” por muito mais tempo.

E esse tempo pode ter perfeitamente a duração do intervalo até ao próximo evento, criando assim uma “ponte” de ligação, cujos participantes, mantendo o evento “vivo” nas suas cabeças, mais facilmente serão convertidos em participantes no evento seguinte.


Eu acredito que ao ler este artigo, possa ter ficado mais esclarecido sobre determinados aspectos que digam respeito à organização de um evento online, mas também acredito que possam ter despoletado novas ideias e novos conceitos.

E por isso, deixo o convite para descobrir mais artigos sobre este tema no nosso blog, assim como o nosso canal de YouTube com vídeos que o podem ajudar.

Se necessitar de ajuda, pode falar comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então pode consultar a nossa página para descobrir como é que o podemos ajudar a organizar o seu evento online.

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Evento Online

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Eventos Online

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Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

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