Live Streaming: O que é, quais as vantagens e como realizar uma de sucesso
Mas afinal, o que é uma Live Stream e porquê que se tem falado tanto neste tipo de evento online ultimamente?
Hoje eu gostaria de explicar mais em detalhe o que é, quais as suas vantagens e como é que pode realizar uma Live Stream de sucesso.
Então, vamos começar por tentar explicar o que é afinal uma Live Stream.
Uma Live Stream é um evento online público geralmente transmitido em directo para as redes sociais como o YouTube, Facebook ou LinkedIn por exemplo.
Não necessita de nenhum registo para se poder assistir, apenas de aceder à rede social, se for o caso, a partir do qual está a ser transmitida.
É o formato de evento online ideal para:
- Entrevistas com referências de uma determinada área de actuação, especialistas num assunto específico ou celebridades
- Concertos ou apresentações artísticas
- Falar de temas que possam acrescentar mais valor à sua audiência
E quais são as vantagens de uma Live Stream?
- Pode ser transmitida em simultâneo para várias redes sociais
- Sendo um evento aberto ao público, ao contrário de um Webinar que é fechado, a dimensão da audiência é ilimitada
- Não requer qualquer tipo de inscrição para se poder assistir, o que é ideal para que possa divulgar a sua marca junto de um maior número de pessoas
- Para quem não teve a oportunidade de ver em directo, a gravação fica disponível para ver posteriormente em qualquer altura
Como realizar uma Live Stream de sucesso?
- Sendo um evento em directo, é fundamental que todo o conteúdo que pretende partilhar esteja muito bem planeado com antecedência, porque não será possível editar a gravação no final
- Saiba exactamente o que a sua audiência precisa de ouvir para que consiga captar a sua atenção e garantir que estejam a assistir até ao final, porque não sendo necessário qualquer inscrição para participar, as pessoas estarão muito mais à vontade para sair caso o conteúdo não lhes esteja a interessar
- Tenha muita atenção aos equipamentos que vai usar para a sua Live, use sempre um computador de secretária, uma boa câmara, um bom microfone, e certifique-se que a sua ligação à Internet tem qualidade suficiente para garantir a qualidade da transmissão
- Faça intervenções que convidem de uma forma activa a sua audiência a participar, como por exemplo perguntar de que localidade estão a assistir à Live
- Divulgue o seu evento com antecedência através da produção de conteúdos, envio de campanhas de email marketing e anúncios pagos nas suas redes sociais
- No período já pós-evento, avalie em detalhe os resultados
Se estiver a pensar em organizar um evento online com um formato semelhante a este que acabei de partilhar consigo, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então visite a nossa página em izigo.pt/eventos-online