Os 6 erros mais comuns nos eventos online
Os erros e os imprevistos fazem parte da vida de quem faz eventos online, mas é importante estar atento aos principais erros para conseguir evitá-los.
Pode ser compreensível errarmos uma 1ª vez, quer seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento, já uma 2ª vez, só iremos errar se quisermos.
Mas em qualquer dos casos, a recolha contínua do grau de satisfação dos participantes, é fundamental para o ajudar a avaliar em cada momento, qual o impacto que teve um determinado erro naquilo que é a experiência única que pretende proporcionar.
E neste artigo, eu quero ajudá-lo a evitar todos os erros que possam ocorrer, partilhando consigo os 6 mais comuns:
1. Não saber exactamente onde quer chegar
Tenha objectivos claros para o seu evento, e trabalhe todos os detalhes para conseguir alcançá-los.
Tenha sempre alinhados os objectivos da empresa que promove o evento, com os objectivos da sua audiência.
Esses objectivos vão ajudá-lo quando tiver que escolher os temas, os oradores e as estratégias comerciais e de marketing, por exemplo.
Com isso, após o evento, vai pode avaliar se de facto foram alcançados, ou não.
2. Não escolher a plataforma certa
As plataformas têm todas elas funcionalidades e características diferentes, tais como limites máximos do número de participantes, do número de salas e de oradores.
É crucial saber manipular tecnicamente essas plataformas, para poder tirar o máximo partido delas, no sentido de gerar a melhor experiência possível para todos os intervenientes.
No meu artigo - Qual é a melhor plataforma para fazer o seu evento online? - partilho 3 plataformas que apresentam um conjunto de funcionalidades muito interessantes, associadas a elevados níveis de fiabilidade, com um custo por participante muito competitivo.
3. Não fazer testes e ensaios
Ter uma boa ligação à Internet, não significa que o seu evento tem reunido todos os ingredientes para decorrer sem problemas.
Tanto a qualidade do som, da imagem e da transmissão, são todos elementos que têm de ser muito bem testados para evitar qualquer surpresa.
Mas não é só de testes técnicos que devem compor a preparação de um evento online, a elaboração de um guião e os respectivos ensaios, devem ser parte integrante dessa fase de testes.
Aparentemente, esses eventos podem parecer simples, mas implicam uma série de detalhes técnicos e não só.
4. Eventos muito longos
Alguns estudos revelam que a atenção de um participante num evento online, mantêm-se activa por um período máximo de 50 minutos, e findo esse período, torna-se muito complicado mantê-lo interessado.
É por isso que eventos muito longos, com sessões de longa duração, podem gerar desmotivação, e a sensação de perda de tempo e de cansaço.
São tudo factores que farão com que a sua audiência não volte.
Lembre-se: cada tipo de evento, pede um período muito específico de tempo.
5. Não saber como monetizar o evento
Nem todos os eventos online são passíveis de gerarem receitas financeiras, mas, no entanto, muitos deles até têm essa oportunidade e não a aproveitam.
Inscrições pagas, venda de espaço publicitário na comunicação do evento, como por exemplo banners na página do evento ou nas campanhas de email marketing.
Outra estratégia que pode adoptar, é realizar o evento de forma gratuita, mas disponibilizar a gravação de forma paga no período já pós-evento.
Isso vai exigir uma comunicação clara do valor acrescentado do seu evento, a fim de conseguir captar a atenção e interesse de quem se inscreveu, e não compareceu, de procurar ver o evento em diferido e estar disposto a pagar por isso.
6. Não recolher ou não ouvir o feedback dos participantes
Como é que vai conseguir alcançar melhores resultados no seu próximo evento, se não souber qual foi o grau de satisfação do último?
Como em qualquer área de negócio, nos eventos online só vai conseguir entregar uma experiência cada vez melhor aos participantes, se recolher a sua opinião, e estiver disposto a ouvir todas as críticas construtivas, ou não, do seu último evento.
É verdade que todos gostamos de receber elogios, mas as críticas são indispensáveis para nos ajudar a melhorar e a nos destacarmos.
Como pode constatar, são muitos os erros que podem ocorrer num evento online, e por vezes, a melhor solução, é encontrar uma empresa que o possa ajudar com as melhores orientações e evitar dessa forma estes e outros erros.
Se estiver a pensar em organizar um evento online, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, terei todo o gosto em analisar consigo a melhor forma de criar uma experiência única para a sua audiência, ou então, consulte a nossa página dedicada à organização de eventos online em: izigo.pt/eventos-online