Qual é a melhor plataforma para fazer o seu evento online?
Escolher a melhor plataforma para o seu evento online, pode ser um desafio, não só pelo número de plataformas que existem disponíveis no mercado, como pelo nível de complexidade e funcionalidades que cada uma apresenta.
Cada uma dessas plataformas foram criadas para dar resposta a um conjunto de necessidades, que podem ou não, corresponder às do seu evento, sendo por isso fundamental conseguir identificar o seu formato e quais as que melhor se enquadram nessas mesmas necessidades:
- Videoconferência ou Meeting - Evento privado para um grupo restrito de pessoas
- Live Streaming – Evento público geralmente transmitido em directo para as redes sociais (YouTube/Facebook/LinkedIn)
- Webinar - Evento privado para um grupo alargado de pessoas
Os factores de decisão a considerar serão sempre, entre outros, as funcionalidades disponíveis, a facilidade de utilização, a fiabilidade, e o preço de acordo com o número de participantes expectável.
Neste artigo, gostaria de partilhar consigo 3 plataformas, uma para cada formato de evento online, que apresentam um conjunto de funcionalidades muito interessantes, associadas a elevados níveis de fiabilidade, com um custo por participante muito competitivo.
1. Zoom Meetings
A plataforma Zoom é sem dúvida uma das mais utilizadas nos últimos tempos, e por ter esse elevado nível de adesão, tornou-se uma ferramenta muito familiar para muita gente, o que encurta assim o seu processo de aprendizagem na sua utilização.
É uma plataforma vocacionada para eventos num formato de Videoconferência ou Meeting.
Vantagens:
- Gratuito num evento até 100 participantes com duração máxima de 40 minutos
- Preço muito competitivo – 13,99€/mês até 100 participantes
- Familiaridade da ferramenta
- Fiabilidade e estabilidade
Desvantagens:
- Interface pouco atractiva
- Não funciona num Browser, sendo obrigatório a instalação de uma aplicação
- Opção de Q&A (perguntas e respostas) indisponível, o que torna o Chat (bate-papo) muito confuso
2. StreamYard
A plataforma StreamYard permite a transmissão de um evento online em directo nas redes sociais tais como o Facebook, LinkedIn ou YouTube por exemplo, sendo esse formato mais conhecido como Live Streaming.
É de utilização muito simples, vocacionada principalmente para um formato de entrevista online e em directo.
Vantagens:
- Gratuito até 20h por mês com o logotipo StreamYard sempre visível
- Transmissão em simultâneo para as principais redes sociais (Facebook, LinkedIn e YouTube)
- Partilha dos comentários feitos em cada uma das redes sociais
- Gestão dos convidados, dos conteúdos e dos comentários muito simples e intuitiva
- Personalização do layout
- Sem limite de participantes
Desvantagens:
- Limitado a 10 participantes com câmara em simultâneo
- Não dispõe de um formulário de inscrições, o que impossibilita o acompanhamento dos participantes
3. BigMarker
A plataforma BigMarker está vocacionada para a realização de eventos online num formato de Webinar, ou seja, onde só os oradores é que podem ter as suas câmaras ligadas e os participantes só podem intervir através do Chat (bate-papo) ou Q&A (perguntas e respostas) se estiver disponível.
Requer algum tempo de aprendizagem para se conseguir extrair o máximo das suas potencialidades, mas permite entregar aos participantes uma experiência, do ponto de vista gráfico, muito simples e muito moderna.
Vantagens:
- Funciona num Browser, não sendo necessário instalar qualquer aplicação
- Permite criar uma página de divulgação do evento com um formulário de inscrições
- Elevada customização de toda a comunicação pré e pós-evento (notificações por email)
- Pré-carregamento de todos os conteúdos (apresentações dos oradores, vídeos, ofertas, etc.)
Desvantagens:
- A quantidade de opções disponíveis tornam a configuração de um Webinar complexa e demorada
- Não é possível ao orador aguardar pelo início da sua apresentação com a câmara e o microfone ligados
Como podem ver, a escolha do formato para o seu evento online é determinante na escolha da plataforma, pelo que terá de ser sempre esse o primeiro passo a dar, quando estiver a planear o seu.
Se estiver a pensar em realizar um evento online, não hesite em nos contactar, teremos todo o gosto em ajudá-lo em criar uma experiência única para a sua audiência.