Webinar: O que é, quais as vantagens e como realizar um de sucesso
Se existiam dúvidas quanto à importância e eficiência dos eventos online, o ano de 2020 ajudou a mudar isso, e um dos formatos que melhores resultados obteve dada a simplicidade na sua execução, foi sem dúvida o formato de Webinar.
Mas afinal, o que é um Webinar?
Antes disso, convido-o a subscrever o nosso canal de YouTube em izigo.pt/youtube e activar as notificações se quiser ser o primeiro a receber novos artigos como este na sua caixa de email.
Um Webinar é um evento online geralmente fechado, ou seja, que requer uma inscrição para se poder participar.
Realiza-se com transmissão em directo ou pré-gravada por parte de um ou mais oradores sobre um determinado tema, para uma audiência máxima pré-definida que pode chegar aos milhares de participantes que normalmente só podem interagir via chat.
É o formato de evento online ideal para:
- Aulas de formação teóricas ou práticas
- Apresentação e demonstração de produtos
- Palestras de especialistas
- Comunicação de resultados
- Eventos temáticos como marketing, saúde, cultura, entre outros
E quais são as vantagens de um Webinar?
- Se for um Webinar fechado sendo necessário que os participantes se registam, isso irá permitir a captação de novos potenciais clientes
- Pode fazer um Webinar para dezenas, centenas ou até milhares de pessoas, dependendo do seu produto/serviço e objectivo
- A facilidade e rapidez com que pode interagir com a sua audiência através de ferramentas como o chat por exemplo
- São muito eficientes para aumentar o tráfego do seu site ou da sua loja online, porque se partilhar conteúdo relevante para a sua audiência, ela vai querer saber mais
Como realizar um Webinar de sucesso?
- Escolha uma plataforma que consiga dar resposta às suas necessidades e objectivos - no nosso artigo dedicado ao tema das plataformas, poderá encontrar mais informações
- Escolha um tema que resolva as dores da sua audiência, só assim irá conseguir atrair e captar a sua atenção
- Crie uma página dedicada ao seu evento onde as pessoas possam obter mais informações e efectuar a sua inscrição
- Divulgue o seu evento com antecedência através da produção de conteúdos, envio de campanhas de email marketing e anúncios pagos nas suas redes sociais
- No período já pós-evento, avalie em detalhe os resultados
Se estiver a pensar em organizar um evento online com um formato semelhante a este que acabei de partilhar consigo, fale comigo, o meu nome é Patrick Sardinha, ou então visite a nossa página em izigo.pt/eventos-online