A importância do networking para uma carreira de sucesso
Alguns estudos revelam que cerca de 70% dos negócios concretizados resultam de um bom networking, no entanto, ainda há muitos profissionais que desconhecem a sua importância.
Uma boa rede de contactos, dá-nos a possibilidade de criar novas oportunidades de negócio, porque havendo uma relação de confiança previamente construída, a concretização desses negócios muitas vezes torna-se mais simples e mais segura para ambas as partes.
Quando isso não acontece, corremos seriamente o risco de ficarmos isolados no mercado, de perdermos oportunidades de negócio, ou ainda, de perder a oportunidade de construir uma imagem sólida e de confiança, não só da nossa pessoa, mas também da nossa marca e do nosso negócio.
É necessário investir muito tempo e muita dedicação, mas acima de tudo, temos de ser genuínos nas relações que tentamos construir com outros profissionais, temos de mostrar real interesse pelo negócio e pela capacidade das outras pessoas, e temos que acima de tudo, mostrarmo-nos disponíveis para ajudar naquilo que for necessário.
No meu caso em particular, quando recebo um convite de conexão na rede LinkedIn, começo sempre por agradecer o convite, e mostrar-me disponível para ajudar naquilo que for possível porque acredito que esse é o caminho para construir uma relação duradoura e de confiança com outro profissional.
O networking, quando somos dedicados de forma construtiva, permite-nos criar novas oportunidades de negócio, mas para ser bem-sucedido, é necessário garantir que:
1. Estamos disponíveis para ajudar outros profissionais
2. Investirmos tempo e dedicação
3. Somos genuínos nas relações que estabelecemos
4. Somos capaz de dar sem esperar nada em troca
Para muitos, pode parecer que estamos a investir o nosso tempo em algo que não tem retorno garantido, ou pelo menos, a curto prazo, mas uma coisa é certa, o mercado já nos ensinou que a recomendação é, e será sempre, mais de 50% da concretização de qualquer negócio.
É por isso fundamental ver o networking como uma forma de contribuir hoje, para mais tarde, quem sabe, receber algo em troca. Mas se isso não acontecer, ficará sempre uma relação pessoal e humana construída genuinamente e essas, são sempre as mais duradouras.
Se gostou deste artigo, convido-o a partilhar com os seus colegas e com outros profissionais, para de alguma forma tentarmos fortalecer o networking.