Tudo sobre Eventos Online na nossa Newsletter semanal!

Blog Opinião A importância do networking para uma carreira de sucesso

A importância do networking para uma carreira de sucesso

Alguns estudos revelam que cerca de 70% dos negócios concretizados resultam de um bom networking, no entanto, ainda há muitos profissionais que desconhecem a sua importância.

Uma boa rede de contactos, dá-nos a possibilidade de criar novas oportunidades de negócio, porque havendo uma relação de confiança previamente construída, a concretização desses negócios muitas vezes torna-se mais simples e mais segura para ambas as partes.

Quando isso não acontece, corremos seriamente o risco de ficarmos isolados no mercado, de perdermos oportunidades de negócio, ou ainda, de perder a oportunidade de construir uma imagem sólida e de confiança, não só da nossa pessoa, mas também da nossa marca e do nosso negócio.

É necessário investir muito tempo e muita dedicação, mas acima de tudo, temos de ser genuínos nas relações que tentamos construir com outros profissionais, temos de mostrar real interesse pelo negócio e pela capacidade das outras pessoas, e temos que acima de tudo, mostrarmo-nos disponíveis para ajudar naquilo que for necessário.

No meu caso em particular, quando recebo um convite de conexão na rede LinkedIn, começo sempre por agradecer o convite, e mostrar-me disponível para ajudar naquilo que for possível porque acredito que esse é o caminho para construir uma relação duradoura e de confiança com outro profissional.

O networking, quando somos dedicados de forma construtiva, permite-nos criar novas oportunidades de negócio, mas para ser bem-sucedido, é necessário garantir que:

1. Estamos disponíveis para ajudar outros profissionais

2. Investirmos tempo e dedicação

3. Somos genuínos nas relações que estabelecemos

4. Somos capaz de dar sem esperar nada em troca

Para muitos, pode parecer que estamos a investir o nosso tempo em algo que não tem retorno garantido, ou pelo menos, a curto prazo, mas uma coisa é certa, o mercado já nos ensinou que a recomendação é, e será sempre, mais de 50% da concretização de qualquer negócio.

É por isso fundamental ver o networking como uma forma de contribuir hoje, para mais tarde, quem sabe, receber algo em troca. Mas se isso não acontecer, ficará sempre uma relação pessoal e humana construída genuinamente e essas, são sempre as mais duradouras.

Se gostou deste artigo, convido-o a partilhar com os seus colegas e com outros profissionais, para de alguma forma tentarmos fortalecer o networking.

Etiquetas

Networking

Categoria

Opinião

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp