3 fases para um estudo de mercado com sucesso
A qualidade de um estudo de mercado depende de inúmeros factores, externos e internos. Aqui estão os passos a seguir para a realização de um formulário que garante feedback valioso:
- Pesquisa
Nunca inicie um estudo de mercado, seja em que formato for, sem pesquisar. A abordagem inicial deve passar sempre por uma pesquisa profunda acerca dos objectivos reais do estudo, os pontos a que pretende dar resposta e, em especial, o perfil das pessoas que deseja que colaborem no estudo. - Criação do Questionário
Esta fase define o tipo de perguntas, a quantidade e, bem realizado, providencia respostas de alto valor para a empresa. Considere sempre que um script demasiado longo levará o inquirido à exaustão e a respostas aleatórias. As perguntas devem ser directas, objectivas e, preferencialmente, curtas. Nesta fase, nunca se esqueça de uma pequena introdução e um fecho com um agradecimento. - Análise
Aqui entramos no veredicto. Após a recolha de resultados é essencial analisá-los detalhadamente.
Anote todas as sugestões, críticas, reclamações. Os resultados, até os desagradáveis, servem para evoluir e para tomar as decisões acertadas.
A pesquisa de opinião dos clientes é fundamental e os custos associados compensam bastante em função dos dados recolhidos. Opte por analisar, periodicamente, o feedback dos seus consumidores.
Para aprofundar os seus conhecimentos, leia os nossos artigos específicos sobre Survey e conheça a nossa solução. Foi desenvolvida especificamente para tornar as suas pesquisas fáceis e eficazes de concretizar, em tempo real e de forma económica.