Tudo sobre Eventos Online na nossa Newsletter semanal!

Blog Survey 3 fases para um estudo de mercado com sucesso

3 fases para um estudo de mercado com sucesso

A qualidade de um estudo de mercado depende de inúmeros factores, externos e internos. Aqui estão os passos a seguir para a realização de um formulário que garante feedback valioso:

  1. Pesquisa

    Nunca inicie um estudo de mercado, seja em que formato for, sem pesquisar. A abordagem inicial deve passar sempre por uma pesquisa profunda acerca dos objectivos reais do estudo, os pontos a que pretende dar resposta e, em especial, o perfil das pessoas que deseja que colaborem no estudo.
  2. Criação do Questionário

    Esta fase define o tipo de perguntas, a quantidade e, bem realizado, providencia respostas de alto valor para a empresa. Considere sempre que um script demasiado longo levará o inquirido à exaustão e a respostas aleatórias. As perguntas devem ser directas, objectivas e, preferencialmente, curtas. Nesta fase, nunca se esqueça de uma pequena introdução e um fecho com um agradecimento.
  3. Análise

    Aqui entramos no veredicto. Após a recolha de resultados é essencial analisá-los detalhadamente.

Anote todas as sugestões, críticas, reclamações. Os resultados, até os desagradáveis, servem para evoluir e para tomar as decisões acertadas.

A pesquisa de opinião dos clientes é fundamental e os custos associados compensam bastante em função dos dados recolhidos. Opte por analisar, periodicamente, o feedback dos seus consumidores.

Para aprofundar os seus conhecimentos, leia os nossos artigos específicos sobre Survey e conheça a nossa solução. Foi desenvolvida especificamente para tornar as suas pesquisas fáceis e eficazes de concretizar, em tempo real e de forma económica.

Etiquetas

Fidelização

Categoria

Survey

Partilhar Artigo

blog-single-author-image

Escrito por Patrick Sardinha

Formado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tem como grande paixão desenvolver soluções online que facilitem a vida das pessoas no seu dia-a-dia. Quando não está a pensar no seu próximo projecto, dedica o seu tempo à família, a ver programas relacionados com automóveis e desporto, e ao BTT.

WhatsApp